Martinho Mendes

Fanal

É um dos locais que mais me fascina na Ilha da Madeira porque me permite experimentar um conjunto de emoções únicas com a paisagem. Nos dias em que o nevoeiro desaparece, depois de passarmos por algumas lauráceas centenárias com mais de 500 anos, é possível subir até determinados pontos e sentir uma violenta relação de escala entre a nossa dimensão física humana e a consciência da altitude a que nos encontramos quando, ao mesmo tempo, contemplamos a vegetação dos últimos andares fito-climáticos, típica das grandes altitudes, e o mar, ao fundo, afunilado lateralmente pelas vertiginosas falésias que descem até à praia.

Num daqueles gestos de colecionador / recoletor que também nos caraterizam enquanto humanos, trouxe comigo uma interessante pedra vulcânica que o vento esculpiu numa configuração impressionantemente próxima de um lobo cerebral.

É com esta pedra que faço o meu jardim que tem exatamente o título do local que me permitiu recolher este registo da natureza. A pedra repousa sobre uma porção de lapilli com terra à mistura e não tem plantas. Sobre a pedra, um pequeno homem, a assinalar que a relação humana com o espaço natural deve reger-se entre o equilíbrio da razão e da emoção; tomar consciência e respeito pelas leis naturais que estabelecem relações entre o todo e as partes e a partir destas evidências físicas, deixar influenciar-se pelos trilhos da contemplação e do sublime, encontrado e construindo sentidos vários nas epifanias da natureza.



















_________________________________________________________________________________


Martinho Mendes, Estreito de Câmara de Lobos, 1981
Mestrando em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Licenciado em Artes Plásticas – Ramo de Ensino, pela Universidade da Madeira em 2006.
Professor de Artes Visuais, é atualmente o responsável pelo serviço educativo do Museu de Arte Sacra do Funchal onde exerce, em regime de mobilidade, funções de natureza técnico-pedagógica.
Enquanto artista plástico expõe regularmente desde 2000 contando com algumas exposições individuais a partir de 2006.